01/02/2009

ES-ADOF, "O" Jogo

Muitos anos atrás um amigo, Nilson Nagamine, e algumas de suas colegas de faculdade me ensinaram este jogo maravilhoso, relaxante e viciante. Desde então passei a espalhar as regras do jogo, ensinando-o para várias pessoas e círculos de amigos. A princípio todo mundo acha o jogo estranho, mas ele é, literalmente, o jogo de cartas mais simples e viciante do mundo. Agora, para compartilhar este conhecimento de forma irrestrita, seguem abaixo as regras do ES-ADOF, conforme me foi ensinado:

Componentes:

- Dois baralhos convencionais sem os coringas
- Papel
- Caneta

Número de jogadores:

- De 3 a 10 jogadores.

Objetivo:

- Terminar uma partida com a menor pontuação dentre todos os jogadores.

Como jogar:

- Escolha um jogador para ser o distribuidor na primeira rodada. Este deve embaralhar as cartas e em seguida entregar três para cada jogador, com a face voltada para baixo.

- Cada jogador deve colocar as três cartas numa fila horizontal à sua frente, escolhendo a ordem das mesmas enquanto elas estão voltadas para baixo. Quando todos tiverem arrumado suas cartas, cada um terá dez segundos para olhar e memorizar a carta da ponta esquerda e a da ponta direita da sua própria fila, para então colocá-las no mesmo lugar novamente, com a face para baixo. Os jogadores não devem olhar a carta do meio.

- O Distribuidor pega a primeira carta do baralho e abre com a face para cima na mesa. Então o jogador à sua esquerda pode decidir comprar a carta aberta, ou comprar uma do baralho. Após comprar a carta, ele deve substituir uma das suas próprias cartas da fila por esta, ou descartá-la.

- O objetivo do jogo é fazer a menor pontuação possível, logo, deve-se tentar substituir cartas de valor alto por outras de valor baixo. A pontuação segue abaixo:

K (rei) = 0 ponto
A (ás) = 1 ponto
2 (dois) = 2 pontos
3 (três) = 3 pontos
4 (quatro) = 4 pontos
5 (cinco) = 5 pontos
6 (seis) = 6 pontos
7 (sete) = 7 pontos
8 (oito) = 8 pontos
9 (nove) = 9 pontos
10 (dez) = 10 pontos
J (valete) = 11 pontos
Q (dama) = 12 pontos

- Todas as cartas descartadas devem ser colocadas em uma pilha única ao lado do baralho. A única carta que pode ser comprada desta pilha é a última que foi descartada.

- O jogo segue em sentido horário até acabarem as cartas do baralho ou um dos jogadores pedir "mesa". Qualquer jogador pode pedir "mesa", desde que seja sua vez de jogar e ele ainda não tenha comprado uma carta. Ao fazer isso, todos os jogadores devem revelar suas cartas com as faces para cima e contabilizar seus próprios pontos.

* Se o jogador que pediu "mesa" tiver a menor pontuação dentre todos os jogadores, ele não fará nenhum ponto e os outros jogadores devem anotar as pontuações de suas filas de cartas.
* Se o jogador que pediu "mesa" tiver a menor pontuação, porém empatado com um ou mais jogadores, cada jogador deve anotar a pontuação de sua própria fila de cartas.
* Se o jogador que pediu "mesa" não tiver a menor pontuação, cada jogador deve anotar a pontuação de sua própria fila de cartas e o jogador que pediu "mesa" deve anotar para si a pontuação total de todos os jogadores e a dele próprio.

* Se o baralho acabar, isto é, um jogador não tiver mais a possibilidade de comprar carta do baralho, o jogo termina e cada jogador deve anotar a pontuação de sua própria fila de cartas.

Fim do Jogo:

- Antes do início do jogo, todos devem acordar a quantidade de pontos que encerrará uma partir. Por exemplo, se uma partida for de "100 pontos", o jogo termina quando um jogador tiver somado 100 ou mais pontos. Neste momento, o jogador com a menor pontuação da mesa é o vencedor.

Um comentário:

Dilson Silveira disse...

Este jogo é muito bom mesmo, parabéns pela postagem, Bart. Seu blog foi o único lugar da net em que achei as regras. Já conhecia, mas com pequenas diferenças. Excelente jogo!